Clube do Disco do Fundo do Poço
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

+5
matheusnovaes
Guarda_Belo87
marciosmelo
Leitte79
El Rafo Saldanha
9 participantes

Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por El Rafo Saldanha Qua maio 09, 2018 12:00 am

O disco dessa semana é a primeira recomendação do Groucho.

Eddie - Mundo Engano

Spotify - https://open.spotify.com/album/4EEpjyqFgs1cJkq3bFg0N6?si=WunFNjxfRg6EOzBHU-_qFA

Deezer - http://www.deezer.com/album/57348182?utm_source=deezer&utm_content=album-57348182&utm_term=1503374886_1525833515&utm_medium=web

YouTube - https://youtu.be/TewiQKEoAA0

Genius - https://genius.com/albums/Banda-eddie/Mundo-engano

A banda pernambucana Eddie, lançou, na noite de domingo (25/2), o sétimo álbum do grupo, Mundo engano.
Composto por 10 faixas inéditas e autorais, o disco foi produzido por Pupilo Menezes, da banda Nação Zumbi, e tem como proposta recordar a época em que os integrantes olhavam para as festas com o sotaque cosmopolita dos anos 2000, característico da cultura urbana popular olindense.  


Essa semana, além de comentarem o disco, gostaria de saber uma outra coisa de vocês. O que estão achando do ritmo do fórum? Um disco por semana está ok? (Se alguém que está inscrito e não está participando por um acaso ler isso: pq não está participando? O que está errado?)
O que vcs acham de - em outro dia da semana - ter uma outra indicação de disco (talvez uma indicação de disco "velho"...)? Qual dia seria melhor pra isso?


Última edição por El Rafo Saldanha em Qua Jul 24, 2019 3:32 pm, editado 1 vez(es)
El Rafo Saldanha
El Rafo Saldanha
Admin

Mensagens : 521
Data de inscrição : 03/01/2018
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

https://clubedodisco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por Leitte79 Qua maio 09, 2018 7:59 am

Respondendo a pergunta:
Para mim o ritmo está bom, mas deixei acumular alguns álbuns por falta de tempo daí complicou e não consegui comentar.
Acho que a indicação de disco velho poderia ocorrer em intervalos maiores, ser quinzenal por exemplo.
Leitte79
Leitte79

Mensagens : 282
Data de inscrição : 04/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por marciosmelo Qua maio 09, 2018 8:57 am

Acho o ritmo bom, se deixar sei lá, 2 semanas é capaz de cair no esquecimento.

Alternar toda semana com um disco antigo acho que ficaria demais, porque não 1 semana no mês (a 1º ou a última) um disco antigo?

marciosmelo
marciosmelo

Mensagens : 146
Data de inscrição : 04/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por matheusnovaes Qua maio 09, 2018 9:02 am

Tava pensando em sugerir essa do disco velho mesmo. Eu sou vagabundo, por mim tinha um disco por dia.
matheusnovaes
matheusnovaes

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/02/2018

https://medium.com/@mnovaes/

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por Guarda_Belo87 Qui maio 10, 2018 5:38 pm

Sobre o disco do Eddie:

Achei o disco bem bacana, a sonoridade do álbum me lembrou muito disco de banda independente brazuca.
Curti muito a música " O Mar Lá Fora ", a letra me pareceu uma poesia cantada.
Devo ouvir o álbum de novo.

Sobre as mudanças:

É a primeira vez que comento e o problema para mim era acessar o fórum no pc mesmo mas com esse esquema do aplicativo vai facilitar bastante.
Seria legal intercalar em disco velho e disco novo. Tá faltando algum álbum clássico do MJ nesse fórum : )

Abraços

cheers
Guarda_Belo87
Guarda_Belo87

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/05/2018
Idade : 36
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por matheusnovaes Qui maio 10, 2018 10:34 pm

Ainda vou ouvir de novo com olhar crítico, mas já gostava pra caralho da banda e amei esse disco de primeira.
matheusnovaes
matheusnovaes

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/02/2018

https://medium.com/@mnovaes/

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por Groucho Sex maio 11, 2018 10:10 am

Bom, eu que sugeri a bagaça então tenho que comentar né, senão fica feio.

eddie pra mim é uma banda que não tem o reconhecimento merecido. eu nem acho que eles deviam estourar nas paradas de sucesso nem nada. o próprio jeito deles trabalharem mostra que a eles basta conseguir viver da música deles que tá bom. mas eles tem letras e melodias divertidissimas que poderiam muito bem ser mais conhecidas ("quebrou, saiu e foi ser só" é só um dos exemplos que me vem à mente)
a banda tem quase 30 anos e a mesma formação, acho que esse álbum explica porque o grupo continua junto.

o álbum soa diferente de discos anteriores, está mais calmo, reflexivo. e no entanto ainda tem elementos que caracterizam a banda, essa ligação com o mar, uma certa mistura de surf music com ritmos tradicionais nordestinos. mas sem forçar os ritmos, eles aparecem mais como influência mesmo.

eddie envelheceu e envelheceu bem, as letras continuam evocando uma filosofia de boteco que me faz muito sentido mas hoje eles alternam aquela energia típica de amigos numa mesa de bar com reflexões de quem passa o domingão em casa (ainda junto dos amigos, mas já com a família junto).

de todo o álbum a minha musica preferida seguramente é 'de pouco em pouco', música triste, mais triste do que de costume, mas com uma letra lindíssima e triste (como convém à beleza).


enfim, o edide segue por caminhos um pouco diferentes dos albuns anteriores, houve até um momento mais dançante deles, mas ainda com força, com criatividade e vibrante. acho que eles ainda tem caldo pra muitos anos de carreira.

nota 9 de 10 pra esse album e pra essa banda!

é isso
groucho

ps.: a quem interessar, essa matéria tem um 'faixa a faixa' em que o vocalista explica de onde surgiur cada música
https://www.redbull.com/br-pt/banda-eddie-mundo-engano
Groucho
Groucho

Mensagens : 211
Data de inscrição : 29/03/2018
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por ramonprates Sex maio 11, 2018 11:05 am

Essa banda nunca bateu onda em mim, mas vou dar mais uma chance e ouvir esse disco.
Quanto ao ritmo, acho que está bom.
Acho que mais uma recomendação da semana pode ficar complicado de acompanhar.
ramonprates
ramonprates

Mensagens : 75
Data de inscrição : 16/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por brunos Ter maio 15, 2018 11:32 pm

Eu não conhecia a banda e adorei a indicação. Quando comecei a ouvir achei que era um trabalho paralelo do Zé Ramalho pelo timbre muito semelhante (as vezes eu viajo numas associações que eu faço, pode ser o caso, me perdoem). E o album foi além dessa primeira impressão. Achei o conteúdo das letras muito interessantes com uns joguinhos de palavras e umas inversões que fazem muito meu tipo (como em 'A Correnteza', 'O Mar Lá Fora' e 'Vivo Tendo Fogo'), mas existiram exceções ('Dobra Esquina' não me convenceu). No geral, a banda é massa e eu espero conseguir ouvir os outros trampos dessa galera.
NOTA: 8.2/10
brunos
brunos

Mensagens : 54
Data de inscrição : 18/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por El Rafo Saldanha Qua maio 16, 2018 9:59 am

O Manguebeat (q eu acompanhei desde que era Manguebit) talvez tenha sido o meu momento (e movimento) favorito da música brasileira. Me lembro de comprar o Da Lama ao Caos numa loja de CDs usados, no finalzinho de 94, início de 95. Lembro de ficar correndo atrás do impossível "Samba Esquema Noise", do Mundo Livre S.A. (que acho que só fui conseguir lá pra 99). Lembro de imprimir a Manguetronic inteira, pra entender as propostas do Manifesto Mangue. E lembro de, na mesma Manguetronic, ler sobre um monte de bandas que não chegavam no sudeste nem por reza braba. Uma delas era "Eddie, a Mosca". Posteriormente perderam o apelido e a banda passou a se chamar somente Eddie.
Apesar de ser uma banda da "primeira geração" do Manguebeat, o Eddie nunca teve uma cara muito própria. Na década passada, parecia até meio que emular o Mombojó, que surgiu depois deles. Assisti um show deles em fevereiro de 2016 e não me disse muita coisa (o Lionel_Leal tava comigo nesse show). Esse disco me lembrou muito o "Avante", disco do Siba de 2012. Isso não deixa de ser um elogio, já que eu adoro esse disco, mas também mostra que falta um pouco de personalidade.
As primeiras faixas (as 5 primeiras, o q seria o lado A) me parece ter um clima meio nostálgico, coisa de quem - imagino - ouviu muito rádio nos anos 60 e 70 (e em Recife isso significava doses colossais de Reginaldo Rossi). O lado B volta a ter aquela cara meio perdida. Enfim, valeu a pena ouvir, vou voltar a esse disco com certeza, mas fica aquela vontade que eles mostrem mais.

Nota 7/10
El Rafo Saldanha
El Rafo Saldanha
Admin

Mensagens : 521
Data de inscrição : 03/01/2018
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

https://clubedodisco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por marciosmelo Qua maio 16, 2018 10:18 am

Gosto do Eddie e escuto bastante as outras bandas que seguem esse movimento, bem como as demais que compõem o que chamo de "MPB NORDESTE", tenho uma lista com vários artistas e bandas assim.

Esse disco tem algumas músicas bem boas e outras que ainda não me chamaram tanto atenção, mas no geral gostei do que ouvi.

Nota 6/10.
marciosmelo
marciosmelo

Mensagens : 146
Data de inscrição : 04/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por matheusnovaes Qua maio 16, 2018 10:32 am

Aconteceu um negócio raro comigo, nas primeiras audições o disco me agradou muito, depois foi desgastando. Acho que a Eddie foi vítima de uma certa pasteurização que tá rolando nessa geração (mesmo eles não sendo da geração): as bandas começam boas e únicas mas acabam todas com cara de sambinha triste. Acho que o regionalismo ainda tá ali, mas virou um temperinho de miojo enquanto antes era o cardápio completo. Continuo gostando, mas é um disco que não tem personalidade o suficiente pra eu voltar a ouvir (apesar de ter umas bonitinhas que eu ainda colocaria em mixtapes de amor).
matheusnovaes
matheusnovaes

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/02/2018

https://medium.com/@mnovaes/

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por LionelLeal Qua Jun 13, 2018 10:27 am

Se esse país fosse sério essa galera de Recife teria muito, mas MUITO MAIS reconhecimento.
LionelLeal
LionelLeal

Mensagens : 37
Data de inscrição : 05/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por Leitte79 Qua Jul 04, 2018 2:51 pm

Mundo Engano foi um dos álbuns que quando lançado separei para ouvir com calma para ver se valia a indicação aqui para o fórum, mas acabou que nem cheguei a ouvi-lo.
Sorte para mim que alguém menos preguiçoso o indicou, pois mesmo não sendo fã dos trabalhos anteriores da Eddie gostei bastante do disco.
Como Saldanha disse as músicas me lembraram bastante as coisas do Siba (que eu descobri abrindo um show do NZ e achei massa), mas mais desatrelada ao regionalismo.
Parece perfeito pra ouvir na praia ou a beira da piscina às 7 da manhã e  enchendo o rabo de cerveja
Nota 7/10
Leitte79
Leitte79

Mensagens : 282
Data de inscrição : 04/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por El Rafo Saldanha Qua Jul 04, 2018 3:22 pm

"Às 7h da manhã e enchendo o rabo de cerveja"
Ou seja: um disco pra todas as horas?

Enviado pelo Topic'it
El Rafo Saldanha
El Rafo Saldanha
Admin

Mensagens : 521
Data de inscrição : 03/01/2018
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

https://clubedodisco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por Leitte79 Qua Jul 04, 2018 3:32 pm

Sim! O diferencial é só a praia e a piscina mesmo
Leitte79
Leitte79

Mensagens : 282
Data de inscrição : 04/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano Empty Re: Disco 19 - Semana 19 - 9 a 16 de maio de 2018 - Eddie - Mundo Engano

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos