Clube do Disco do Fundo do Poço
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana

+3
Groucho
matheusnovaes
El Rafo Saldanha
7 participantes

Ir para baixo

Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana Empty Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana

Mensagem por El Rafo Saldanha Qua Jun 12, 2019 12:02 am

No dia 12 de junho, os brasileiros comemoram o Dia dos Namorados. A tradição, inspirada no  Dia de São Valentim – festejado em 14 de fevereiro -, foi trazida para o Brasil pelo pai do governador de São Paulo João Doria para incentivar as vendas do comércio paulista. Em 1949, uma campanha com o slogan ‘Não é só com beijos que se prova o amor’ deu o pontapé inicial para a comemoração da data em todo o país.

O dia 12 de junho foi escolhido por ser véspera do dia dedicado a Santo Antônio, o santo casamenteiro, segundo a crença popular. Mas não foi o tema religioso que prevaleceu na escolha. Por aqui, a criação da data teve o intuito de melhorar as vendas do varejo em junho, que não tinha muito apelo comercial e fica entre datas importantes como o Dia das Mães e o Dia dos Pais.

O disco de hoje foi escolhido pelo romântico matheusnovaes.

E LEMBRANDO QUE NO DIA 14 É GREVE GERAL!!!!

Fafá de Belem - Humana

Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana Sddefault

Spotify - https://open.spotify.com/album/1m8OqZmaz3sHb9gVcQG4JW?autoplay=true&v=L

Deezer - https://www.deezer.com/album/91180412?utm_source=deezer&utm_content=album-91180412&utm_term=1503374886_1560305326&utm_medium=web

YouTube - https://www.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_k7g6MnXdpOfWSz7ICHmizW9cFxjxvUnT0  

Genius - https://genius.com/albums/Fafa-de-belem/Humana  

Com capa criada por Eduardo Dugois a partir de foto de Adriano Damas, o 26º álbum de Fafá de Belém, Humana, chega ao mercado fonográfico na próxima sexta-feira, 5 de abril, em edição da gravadora Joia Moderna dirigida pelo DJ Zé Pedro.

Com produção musical orquestrada por Arthur Nogueira a partir da concepção da cantora paraense e de Paulo Borges (diretor do show que será apresentado de 12 a 14 de abril na cidade de São Paulo), o álbum Humana apresenta dez músicas gravadas por Fafá com arranjos criados coletivamente pelos músicos Allen Alencar (guitarra), João Paulo Deogracias (baixo elétrico e synth), Richard Ribeiro (bateria e percussão) e Zé Manoel (pianos acústico e elétrico).



A lista tá quase no fim, galera! Coloquem o nome de vocês!!

Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana Giphy


Última edição por El Rafo Saldanha em Qua Jul 24, 2019 5:07 pm, editado 1 vez(es)
El Rafo Saldanha
El Rafo Saldanha
Admin

Mensagens : 521
Data de inscrição : 03/01/2018
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

https://clubedodisco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana Empty Re: Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana

Mensagem por matheusnovaes Seg Jun 17, 2019 8:39 pm

Pra já começar tirando esse cadáver hipster do caminho: só dei atenção pra esse disco porque tem uma música composta pela letrux. Mas grata surpresa. A da letrux ainda é a minha preferida, uma letra que soube pegar os clichês do ZEITGEIST e FAZER GOSTOSO (ao contrário do francisco el hombre). Do resto tem de Jacques Prévert à Lulu Santos, passando por Fagner e Lulu Santos. A versão de Dona de Castelo do Jards quase empata com a perfeição da original. Discaço, cara de 'ao vivo no estúdio'. Enfim, disco moralizante, me fez dar atenção ao começo da carreira dela (só conhecia uma coletânea que meus pais ouviam). Sempre achei uma figura ótima nas entrevistas mas marquei essa bobeira de nunca ter ouvido com atenção (logo eu que amo o Pará). Do que eu ouvi até agora a discografia é só delícia & potência. Ouçam esse, ouçam os antigos. Vou dar 10 porque aqui não tem meio termo.
matheusnovaes
matheusnovaes

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/02/2018

https://medium.com/@mnovaes/

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana Empty Re: Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana

Mensagem por El Rafo Saldanha Ter Jun 18, 2019 9:27 pm

Olha, que grata surpresa!

Eu fui ouvindo e na segunda música eu já tava fisgado (eu sei q ele é escroto, mas adoro as músicas do Fagner). A sensação foi parecida com a primeira vez que ouvi o disco de estreia da Ângela Ro Ro e fica maravilhado pegando detalhes e embriagado com a voz da cantora. Os arranjos são todos muito bons, é um disco que dá vontade de olhar o encarte e ver a ficha técnica. Eu não conhecia nada da Fafá e tinha meio que preconceito por conta das aparições muito "carolas" dela, mas seguirei o conselho e buscarei os discos antigos.

Nota 8,4 em 10 e deve estar no Top 10 do ano...
El Rafo Saldanha
El Rafo Saldanha
Admin

Mensagens : 521
Data de inscrição : 03/01/2018
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

https://clubedodisco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana Empty Re: Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana

Mensagem por matheusnovaes Qua Jun 19, 2019 9:19 am

Se tem alguém nesse fórum que eu chutaria que curtia a fase índia do santo daime dela era você lol
Já não se fazem mais Saldanhas como antigamente.
matheusnovaes
matheusnovaes

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/02/2018

https://medium.com/@mnovaes/

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana Empty Re: Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana

Mensagem por El Rafo Saldanha Qua Jun 19, 2019 8:55 pm

matheusnovaes escreveu:Se tem alguém nesse fórum que eu chutaria que curtia a fase índia do santo daime dela era você lol
Já não se fazem mais Saldanhas como antigamente.

Te respondo com o argumento central do artigo q eu tô escrevendo: Pra gostar, tenho q conhecer. Pra conhecer, algo ou alguém precisa me apresentar.

El Rafo Saldanha
El Rafo Saldanha
Admin

Mensagens : 521
Data de inscrição : 03/01/2018
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

https://clubedodisco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana Empty Re: Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana

Mensagem por Groucho Seg Jul 01, 2019 9:11 am

meu, esse disco me cativou o primeiro acorde.

obviamente o que conheço de fafá de belém ão os hits de novela e as participaçóes dela no carnaval de recife.
era alguém que achava legal, mas nunca me inspirou a ouvir um álbum

isto posto, que bom que indicaram o disco. pra mim é o fórum cumprindo a função que espero dele.

o disco começa suave, a voz dela tá maravilhosa quase como uma oração na abertura. e e segue muito bem com revelação sendo ainda doída e suvae.

e aí entra alinhamento energetico e já vem uma pegada quase letrux reclamando e meio declamando.

e o disco segue bem até o final.
e no final é que cai
tanto que a faixa 09 - eu não sou nada teu - chega a soar chata, mas isso porque o resto do disco tá impecável. ela soaria como uma faixa ok num disco mais fraco.
nesse disco ela destoa porque o resto dele tá muito bem encadeado (e novamente, ela nem é ruim, é uma faixa fraca em comparação ao resto)
e o toda forma de amor, que fecha o disco é dispensável. uma versão que não ousa em nada e mais parece um karaoke de luxo cantado por uma profissional, . pra mim é o pecado desse álbum. d eresto eu ouço ele todo com gosto

tô muito surpreso com o que fafá faz com a voz ela. eu já sabia que ela era boa, que tinha dominio e alcance. mas o jeito dela cantar nunca me atraiu a atenção, era uma questão de estilo.
não sei se eu, ela ou ambos amadurecemos, mas ela manda muito bem nesse disco, e dizer mais é ser redundante,

por isso, nota 9,8 e pra mim entra fácil na categoria melhores do ano.
é isso
groucho
Groucho
Groucho

Mensagens : 211
Data de inscrição : 29/03/2018
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana Empty Re: Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana

Mensagem por brunos Sáb Jul 06, 2019 11:23 am

A fafa de belém é uma daquelas cantoras que por algum motivo eu nunca parei pra escutar de verdade (como nunca parei pra ouvir daniela mercury, ivete sangalo e etc etc). Os motivos pra isso eu não sei, simplesmente nunca tive curiosidade, e também nunca ninguém me falou de uma forma que me fizesse ir atrás.

Talvez por isso a surpresa tenha sido tão boa.

Concordo com
Groucho escreveu:toda forma de amor, que fecha o disco é dispensável.


Do mais, achei o álbum inteiro muito sutil, com muitas músicas que poderiam ser trilha de várias novelas das 21h e ao mesmo tempo vigoroso, energético e que por isso serão parte certa de algumas das minhas playlists

Nota: 8,5/10
brunos
brunos

Mensagens : 54
Data de inscrição : 18/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana Empty Re: Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana

Mensagem por Trindade Dom Jul 07, 2019 11:17 pm

Fácil demais saber qual é a musica da Letrux, não precisa nem pesquisar huahuahauha

Álbum pesado. Não em questão de letra mas em como a Fafá o canta, muitas vezes com a voz carregada, dramática ou sussurrante. A costura de músicas de diferentes períodos ganha uma homogeneidade e coesão com os instrumentos sendo tocados de forma muito sutil e delicado (menos Toda Forma de Amor e Alinhamento Energético, que já são mais convencionais e apressados). Essa pegada funciona na maioria das músicas.
Trindade
Trindade

Mensagens : 124
Data de inscrição : 02/01/2019
Localização : Brasolia

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana Empty Re: Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana

Mensagem por Leitte79 Seg Jul 08, 2019 3:07 pm

Foi engraçado notar nesse disco que eu nunca encarei a Fafá de Belém como uma cantora pra valer por mais que eu a tenha visto na televisão cantando durante quase toda minha vida.

Aliás, uma das minhas lembranças mais antigas é ela cantando o hino nacional, não sei se na época da campanha pelas diretas ou pra "comemorar" a morte do Tancredo.
Encarava ela como uma figura simpática que via na tevê, mas seria incapaz de citar uma música dela de cabeça (mesmo Nuvem de Lágrimas, só lembrei que ela dela quando vi no Spotify).

Provavelmente eu seguiria na minha ignorância e preconceito a caso não fosse a indicação do fórum e perderia um puta disco.
Costumo ouvir música enquanto leio (o que pode significar que eu não gosto tanto assim nem de música e nem de ler), mas com Humana foi quase impossível ser multitarefa porque a interpretação da Fafá e o tom intenso do disco sequestra sua atenção.

O álbum é muito coeso e  bem relevante frente à nossa atual realidade em que o mal venceu. Mesmo fazendo total sentido estar no disco o cover de Toda a Forma de Amor realmente é o ponto mais baixo do disco, mas é mais culpa dos inúmeros pontos fortes.

Puxei a maioria das músicas para a lista de melhores do ano, nesse que provavelmente vai estar no meu ranking de melhores do ano.

9/10*

* se voltasse no tempo e dissesse ao meu eu mais jovem que um dia iria me amarrar em um disco da Fafá de Belém provavelmente ele iria pensar que eu era na verdade uma versão de algum universo paralelo bizarro. Ou pensaria "devo maneirar nas drogas porque estou vendo uma versão minha do futuro. Ou pensaria "FUDEU VOU FICAR CARECA"
Leitte79
Leitte79

Mensagens : 282
Data de inscrição : 04/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana Empty Re: Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana

Mensagem por marciosmelo Qui Jul 11, 2019 12:34 pm

É um disco realmente muito bom e acho que Fafá é uma das maiores vozes do país sim, só não é muito a minha vibe e nem vou dar nota aqui.
marciosmelo
marciosmelo

Mensagens : 146
Data de inscrição : 04/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana Empty Re: Disco 76 - Semana 24 - De 12 a 19 de junho de 2019 - Fafá de Belem - Humana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos